segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Projeto de tratamento aos casos de violência doméstica na Comarca de Toledo

Os Promotores de Justiça Giovani Ferri e Andreia Cristina Bagatin participaram da reunião na manhã de hoje (28/02).


Idealizado depois da participação da Promotora Substituta, Andreia Cristina Bagatin, no “I Encontro Estadual do Ministério Público e do Poder Judiciário sobre a Aplicação da Lei Maria Da Penha”, o projeto de tratamento a casos de violência doméstica na Comarca de Toledo começa a sair do papel.  

Na data de hoje, foi realizada reunião que contou com a participação do Ministério Público da Comarca (por intermédio dos Promotores de Justiça Giovani Ferri e Andreia Cristina Bagatin), do Município de Toledo (por intermédio das Senhoras Denise Liell, Ires Damian Scuzziato e Mareli Ana Vanzzo Donin, Secretárias Municipais da Saúde, da Assistência Social e da Mulher, respectivamente) e da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – Campus Toledo (por intermédio da Professora Adriana Dias Basseto, Coordenadora do Curso de Psicologia), na qual ficou acertado que o Curso de Psicologia da PUC-PR elaborará projeto com vistas a conceder tratamento ao agressor submetido às regras da Lei Maria da Penha.

Na reunião desta manhã ficou acertado que o Curso de Psicologia da PUC-PR elaborará projeto com vistas a conceder tratamento ao agressor submetido às regras da Lei Maria da Penha.


Na prática forense, o que se observa é que o agressor, depois de passar algum tempo segregado de liberdade, tende a voltar-se contra a vítima ainda com maior violência. O projeto tem por finalidade tratar dessa agressividade, incluindo o agressor em um grupo de discussão em que se veja obrigado a examinar a repercussão do incidente violento nas diversas esferas de sua vida e, com isso, evitar que volte a atuar da mesma forma.
Ao lado desse projeto, que deverá ser apresentado em algumas semanas pela PUC-PR, já se trabalha em um outro, com vistas à tutela da vítima de violência doméstica. Nesse outro projeto, entabulado entra a PUC-PR e a Delegacia da Mulher, pretende-se conceder à vítima a possibilidade de ser ouvida de forma diferenciada, cientificando-a de sua condição e de outras possibilidades de vida, bem como das garantia que a legislação lhe outorga.

Participaram da reunião as senhoras Denise Liell, Ires Damian Scuzziato e Mareli Ana Vanzzo Donin, Secretárias Municipais da Saúde, da Assistência Social e da Mulher, respectivamente.

A reunião ocorreu no prédio das Promotorias de Justiça na manhã de hoje (28/02).

Fonte: Assessoria da 3ª Promotoria de Justiça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário