sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Promotoras de Justiça prestigiam o 1º Encontro do Grupo de “Pais do Coração” da Comarca de Toledo.



O encontro ocorreu na noite de quarta-feira (09/02/2011).
 
Com a participação da Promotoria de Justiça da Infância e Juventude (representada pelas Promotoras de Justiça Katia Krüger e Andreia Cristina Bagatin), da Vara de Infância e Juventude (representada pelo Juiz de Direito Rodrigo Rodrigues Dias), bem como dos técnicos do Serviço Auxiliar da Infância e das entidades responsáveis pelo acolhimento institucional de crianças em nosso Município, no último dia 9 de fevereiro, às 19h30min, na Usina do Conhecimento, foi realizado o 1º Encontro do Grupo de “Pais do Coração” da Comarca de Toledo.(...) 

Dra.Andreia Cristina Bagatin, Dr.Rodrigo Rodrigues Dias, Rita Adriana B.R.Chicarelli Ruiz (SAI) e Dra.Katia Krüger.
No final de 2008, foi criado o Grupo de Apoio à Adoção de Toledo-PR (GAAT). As atividades do grupo são coordenadas pelo Poder Judiciário (Vara da Infância e Juventude e Serviço de Auxílio à Infância – SAI) e pelo Ministério Público em parceria com Universidades (UNIOESTE e PUC-PR) e visam à preparação das pessoas que estejam em processo de habilitação para adoção. Desde lá, dois grupos já foram formados (2009 e 2010) e muitos de seus participantes já adotaram seus “filhos do coração”. Assim, surgiu o interesse e a necessidade de que esses pais pudessem dar continuidade aos encontros. Então, por iniciativa dos próprios participantes das anteriores edições do GAAT, foi organizado o “1º Encontro do Grupo de Pais do Coração”, a fim de que aqueles que já houvessem adotado pudessem trocar experiências e discutir assuntos relevantes para o tema da “adoção”. Neste primeiro encontro, houve o depoimento de uma “filha do coração”, adotada aos oito meses (e que, na atualidade, conta com 27 anos). De forma tocante e sincera, ela compartilhou a sua experiência e emocionou a todos.
O Grupo já definiu que novos encontros ocorrerão, sendo que o tema para a próxima reunião será a apresentação de propostas para alteração legislativa das regras que disciplinam o tempo de licença maternidade em situações de adoção de crianças maiores e, mesmo, a concessão de licença paternidade para os homens que venham a adotar. Por vezes, a ausência de licença (ou o reduzido tempo de licença) funciona como um desincentivo para que crianças maiores sejam adotadas.


 
 

2 comentários:

  1. muito bem relatado.Foi emocionante participar desse encontro e ter a certeza de que ele irá continuar e auxiliar nos processos de adocao.

    parabens as promotoras pela iniciativa em relatar esse processo

    ResponderExcluir
  2. parabéns as maes pela iniciativa, adoramos os encontro, estamos aguardando os proximos.

    ah! parabens pelo blog, otima maneira de divulgar e se aproximar da comunidade.

    ResponderExcluir