quarta-feira, 2 de março de 2011

1ª Reunião do GAAT - Grupo de Apoio à Adoção de Toledo no ano de 2011


O Grupo de Apoio à Adoção de Toledo (GAAT) visa à preparação de casais e pessoas habilitadas à adoção para receberem os respectivos filhos. As atividades do Grupo são coordenadas pelo Poder Judiciário (por intermédio da Vara da Infância e da Juventude - SAI), pelo Ministério Público (por intermédio da 5ª Promotoria de Justiça) em parceria com as  universidades locais (através da PUC-PR e UNIOESTE). O grupo foi criado no final de 2008 e já contou com duas edições (2009 e 2010).
As atividades de 2011 se iniciaram na data de 28 de fevereiro, no Tribunal do Júri, com o encontro entre os casais selecionados para a participação no GAAT/2011 e os participantes das antigas edições do GAAT.
A abertura do evento contou com apresentação musical de 3 alunos (Giovani, Alexandro e Robson) sob a supervisão do professor de Música Fábio,  da Ação Social São Vicente de Paulo. Os meninos executaram duas músicas utilizando violinos e saxofone e emocionaram a platéia.
Grupo musical da Ação São Vicente de Paulo.

Nessa ocasião, o Juiz da Infância e da Juventude (Dr. Rodrigo Rodrigues Dias), as Promotoras de Justiça com atuação na área da Infância e Juventude (Dra. Katia Krüger e Dra. Andreia Cristina Bagatin), o serventuário Eliezer Aparecido Carneiro Wille e a equipe técnica do SAI (representada pela assistente social Rita Adriana Chicarelli Ruiz) tiveram oportunidade de expor aos presentes o andamento dos principais feitos judiciais pertinentes ao tema.
Dr. Rodrigo Rodrigues Dias

Rita Adriana Chicarelli Ruiz


Coube à Dra. Andreia expor as nuances e as dificuldades das ações de destituição do poder familiar, indicando o modo como as denúncias chegam a conhecimento do Ministério Público, as providências aí adotadas e quais são os motivos que autorizam o Ministério Público a pleitear a destituição do Poder Familiar.
Dra. Andreia Cristina Bagatin

Dra. Katia, por sua vez, expôs que muitas das dificuldades para o encaminhamento de crianças à adoção seriam superadas se a possibilidade de renúncia do poder familiar fosse encarada de forma objetiva e séria, sem apego a preconceitos e mitos. Asseverou ainda que o tema foi incluído no Plano Municipal de Acolhimento Institucional e Familiar do Município de Toledo (2010/2013), que já prevê ações de fomento à adoção e fortalecimento da discussão na rede de saúde sobre a implantação de política de atenção materna infantil que garanta o direito à informação e atendimento médico e psicológico às mães que desejam fazer a entrega dos filhos à adoção.
Dra. Katia Krüger

Segundo a fala da Promotora de Justiça  a renúncia ao poder familiar realizada em conformidade com a lei evitaria práticas ilegais como “adoção à brasileira”, abortos (tentados e consumados) e exposição da criança à diversas formas de negligência e violência física, moral, psicológica e sexual.
Ao final, houve o depoimento de três casais que já adotaram em nossa Comarca e que puderam dividir suas experiências com os casais que iniciam a preparação no GAAT/2011. 
Na mesma oportunidade, houve a divulgação do “Grupo de Pais do Coração”. O grupo, capitaneado pelas Sras. Giovana Leandra Betti de Paula e Tânia Maria Lazemann, é uma iniciativa espontânea dos pais que já adotaram na Comarca e que pretendem se encontrar periodicamente para compartilhar informações e discutir temas afetos à adoção (neste link há matéria acerca da realização do primeiro encontro dos “Pais do Coração”: http://blogdaspromotoriasdetoledo.blogspot.com/2011/02/promotoras-de-justica-prestigiam-o-1.html ) .    
O GAAT é desenvolvido através de 6 passos, somente entre os casais habilitados à adoção e pré-selecionados, além das pessoas envolvidas com a organização e coordenação dos trabalhos.
O GAAT é desenvolvido através de 6 passos.


Nas próximas edições deste blog serão publicados releases da fala das Promotoras de Justiça no evento.

6 comentários:

  1. Muito showww... é muito bom nosso trabalho conseguir essa credibilidade... Fico feliz com a oportunidade de mostrar a sociedade.

    ResponderExcluir
  2. A equipe do Gaat esta de parabens pela organização e pelos esclarecimentos sobre todos os passos para a adoção e o que realmente significa adotar (dedicação, amor, carinho, limites, compreensão).

    ResponderExcluir
  3. Parabens pela iniciativa. A sociedade precisa de gente como voces

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo trabalho sério e de muito empenho desenvolvido pela equipe ao longo destes anos, de uma maneira clara e objetiva.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela iniciativa! Com certeza, a iniciativa proporcionará conforto a vida de todos os envolvidos no processo de adoção!

    ResponderExcluir